Ir para Conteúdo principal
Destaques

DUA em 2017: mais 15 mil pedidos online do que no ano passado

Entre fevereiro e outubro, surgiu uma tendência evidente: o número de pedidos feitos pela internet tem sido sempre superior ao número de pedidos presenciais.

No passado mês de outubro registaram-se 127.505 pedidos de Documento Único Automóvel (DUA) através da internet. Isto significa que foram feitos mais 15.756 pedidos online de DUA do que no mesmo mês de 2016.

Paralelamente, a internet parece ser cada vez mais o meio preferido para fazer os pedidos de DUA. Em outubro deste ano, foram feitos 113.280 pedidos presenciais (em balcões do IRN ou em Lojas do Cidadão). Este número - para além de refletir uma queda face ao mesmo mês de 2016 - fica muito abaixo do número de pedidos de DUA que foram feitos através da internet.

Desde o início de 2017 até ao final de outubro, foi feito um total de 2.337.022 pedidos de DUA (tanto online como presencialmente). Janeiro foi o único mês em que os pedidos presenciais superaram os pedidos online.

O aumento tendencial do número de pedidos de DUA feitos através da internet deve-se ao Justiça.gov.pt, a Plataforma Digital da Justiça, lançada em agosto e que disponibiliza vários serviços online e facilita o acesso à informação, não apenas sobre este serviço mas também sobre mais de 70 outros serviços da justiça.

Estatísticas sobre o DUA e sobre outros temas podem ser encontradas no subsite Partilha.justica.gov.pt.