Ir para Conteúdo principal
Destaques

Mais de 33 mil certificados de registo criminal foram emitidos online em 2017

Desde que entrou em funcionamento o serviço em 2016, foram já emitidos 41.310 registos totalmente desmaterializados


Uma das medidas mais emblemáticas de desmaterialização e que integrou o Programa Simplex+ 2016 e Plano Justiça mais Próxima, tem vindo a conhecer uma adesão crescente. 

Em 2017, foram emitidos 33.211  Certificados de Registo Criminal, o que corresponde a uma média mensal superior a 2.700 emissões deste documento.

O número tem evoluído favoravelmente ao longo do tempo, com uma subida acentuada no final de 2017, e  vem demonstrar a  facilidade na utilização do serviço.

Para utilizar o Registo Criminal Online, basta aceder a https://registocriminal.justica.gov.pt/ e, através de autenticação com cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, é disponibilizado um certificado com um código de acesso que poderá ser utilizado para consulta, múltiplas vezes, pelo próprio ou por outro a quem este tenha autorizado o acesso.

Esta medida vem contribuir de uma forma significativa para o descongestionamento dos postos de atendimento, nomeadamente das secretarias dos tribunais, com a consequente libertação de recursos humanos.